|
|
|
|
|
 Coordenador Geral  Grupos: Administradores, Registrado, Coordenadores, Heróis do Tagmar 2 Desde: 9/9/2004 Envios: 1.455 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
|
Esta discussão foi criada para discutir a Tarefa: A6.03 - Bardos Baixem o documento do anexo deste post, critiquem, dêem sugestões. OBS: o material gerado ainda está em teste (não foi aprovado), logo peço a todos que façam apenas sugestões e críticas que conduzam a uma melhoria da regra proposta.
|
|
|
 Coordenador Geral  Grupos: Administradores, Registrado, Coordenadores, Heróis do Tagmar 2 Desde: 9/9/2004 Envios: 1.455 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
|
Pessoal,
este ainda não é a versão final do texto, mas seria nosso primeiro texto referente as Profissões para um futuro "Livro das Raças & Profissões".
Sugestões do que poderia ser melhorado e/ou expandida serão muito bem vindas.
|
|
|
Arquiduque  Grupos: Registrado
|
Salve, o...o primeiro a dar "pitaco"  primeiramente "A maioria dos Bardos segue Selimon, Lena, Cambu ou Palier. Contudo, dada à natureza caótica desta Profissão..." só de ver isso até arrepiou minha espinha...não seria melhor "livre" ou "desordenada"? "Raças" Uma cois aque nunca vi com bons olhos é por que pequeninos não podem ser bardos? aqui um trecho do atual livro de regras:"Os pequeninos são, em geral, um pouco epicuristas, amando os prazeres simples da boa mesa, música, dança e festas, sendo os Bardos sempre bem recebidos em seus povoados." Com certeza estou remechendo alguma coisa a muito tempo decidida, mais gostaria de saber por que se eles amam tanto assim musica, dança e festas por que não poderiam ser bardos?mesmo que fosse a timides o motivo ainda poderiam ser artistas ou eruditos(que não são tão dependentes de publico...) A parte de outras profissões achei bacana...Vai haver redutor para relações bardo-sacerdotes?Por que foi isso que me veio a mente na segunda palavra(pior que é serio xD) achei muito legal, mais achei que eles que iriam "pegar mais pesado" com os guerreiros. ultima:"Contudo, não seja um chato: tudo em excesso faz mal. Até mesmo ser um Bardo." excluam essa parte bardos são chatos e sempre seram chaaaaaaatos!!!  bem aqui me despesso 
|
|
|
|
Citação:Salve, o...o primeiro a dar "pitaco"  primeiramente "A maioria dos Bardos segue Selimon, Lena, Cambu ou Palier. Contudo, dada à natureza caótica desta Profissão..." só de ver isso até arrepiou minha espinha...não seria melhor "livre" ou "desordenada"? "Raças" Uma cois aque nunca vi com bons olhos é por que pequeninos não podem ser bardos? aqui um trecho do atual livro de regras:"Os pequeninos são, em geral, um pouco epicuristas, amando os prazeres simples da boa mesa, música, dança e festas, sendo os Bardos sempre bem recebidos em seus povoados." Com certeza estou remechendo alguma coisa a muito tempo decidida, mais gostaria de saber por que se eles amam tanto assim musica, dança e festas por que não poderiam ser bardos?mesmo que fosse a timides o motivo ainda poderiam ser artistas ou eruditos(que não são tão dependentes de publico...) A parte de outras profissões achei bacana...Vai haver redutor para relações bardo-sacerdotes?Por que foi isso que me veio a mente na segunda palavra(pior que é serio xD) achei muito legal, mais achei que eles que iriam "pegar mais pesado" com os guerreiros. ultima:"Contudo, não seja um chato: tudo em excesso faz mal. Até mesmo ser um Bardo." excluam essa parte bardos são chatos e sempre seram chaaaaaaatos!!!  bem aqui me despesso  Eu ainda não li o texto ainda, mas li o seus comentários Kausnecro, e então irei fazer o sacrilégio de comentar (mesmo não tendo lido o texto ainda  ). Referente ao Caótico, eu acho que o sentido que foi utilizado no texto, é a mesma que foi usado na tendência do D&D, e acho que isso não chega a deturpa o sentindo da frase. Em relação aos pequeninos e bardos, o que acontece, eles podem cantar, dançar e tocar instrumentos tão bem como qualquer bardo, mas a restrições deles é devido que eles não consegue aprender magia de bardo (e assim não podem escolher a profissão bardo), já que não entende qualquer tipo de magia que não venha dos deuses. Mas isso não impede eles de ser menestreis, mas sem a feitiçaria que os outros com a profissão bardo aprendem.
|
|
|
|
Concordo...
Lembrando que em outro tópico, sobre um Guia de Criação de Profissões (também texto meu), conversamos a respeito da diferença entre Profissões e profissões. Menestréis seriam considerados profissões, enquanto Bardos são as famosas Profissões (com maiúsculas) usadas pelos Personagens dos Jogadores. Portanto, seria uma boa opção adequar um sistema de profissões comuns para personagens. Assim, poderíamos possuir Pequeninos menestréis (citando Frodo e Bilbo, que são considerados bardos na Terra-Média, mas não usam magia).
Quanto ao caótico do texto, o sentido foi extamente uma referência à Tendência usada no OGL, mas se todos se sentirem incomodados, a gente pode ver outra palavra (risos).
No mais, eu preciso de idéias para incrementar o texto citado... Alguém possui mais curiosidades a respeito dos Bardos? Estou pesquisando.
Mára-mesta!
|
|
|
|
Sugestão minha mesmo:
Podemos mudar o "caótico" do texto para "confuso, o que acham?
|
|
|
|
Citação: Sugestão minha mesmo:
Podemos mudar o "caótico" do texto para "confuso, o que acham? eu acho que se deveria mudar, então deveria mudar para livre como kausnecro citou
|
|
|
|
eu dei uma lida superficial mais vcs podiam por um easter eggs assim OBS* todo bardo tem o talento natural de tocar greensleeves pra quem nao conhece http://www.youtube.com/watch?v=RTr3Xt3eNcY
|
|
|
 Baronete  Grupos: Registrado
|
Saudações Irmãos Achei o texto bom, precisa realmente incrementar mais e fazer algumas correções. Não achei o caótico tão fora de contexto mais se for mudar melhor que seja para natureza livre. Darei uma olhada mais a fundo no texto pra poder dar sujestões de incrementação do texto, somente uma encorpada maior, mais detalhes em certos pontos traria uma possibilidade maior de fluência de ideias aos leitores entusiastas dos Bardos. Valeu Nação Tagmariana Que o Garou viva sempre!!! E que Gaia nos abençõe!!! RPG Vida e Arte em Favor da Diversão!!!
Que o Licantropo viva sempre!!! E que Maira nos abençoe!!!
|
|
|
 Marquês  Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar 2 Desde: 6/1/2008 Envios: 257 Cidade: Natal/RN
|
Citação:Os Bardos tendem a ser solitários e um membro desta Profissão raramente é visto com outro que siga a mesma linha de Arte. Bardos de linhas diferentes podem ser bons parceiros e ter um futuro economicamente viável. Os conjuntos de menestréis são raros? Um arauto raramente se reúne com seus colegas? Se for isso mesmo, ok. Citação:A maioria dos Bardos segue Selimon, Lena, Cambu ou Palier. Contudo, dada à natureza caótica desta Profissão, seria difícil dizer até onde um Bardo poderia seguir votos relacionados a uma determinada religião. A adoração a qualquer um desses deuses não necessariamente é uma religião diferente, é só um culto ou uma doutrina mais específica. Sugiro que entre os Deuses mais adorados por eles esteja Plandis. Citação:Não há Bardos entre Anões e Pequeninos. Alguns dizem que não é da natureza destas raças, mas outros falam de antigas lendas e superstições, mas de qualquer forma ninguém sabe ao certo porque não há Bardos destas duas raças. Lino, pequenino sacerdote de Lena, normalmente é confundido com um bardo de tantas habilidades artísticas que tem. Acho uma pena os pequeninos não serem bardos, eles são tão animados que se dariam bem na profissão... Outras sugestões: A visão com os sacerdotes eu acrescentaria: Alguns porém, sabem apreciar as artes e o conhecimento talvez mais até que alguns de nós. A visão dos ladinos: Devemos ser cautelosos com eles, possuem a capacidade de portar ou capturar as informações mais preciosas. Acho que precisa detalhar por exemplo a relação com a nobreza e com tropas em combates. Abraços
|
|
|
 Marquês  Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar 2 Desde: 19/7/2009 Envios: 209 Cidade: Brasília/DF
|
Me candidatei para a tarefa... espero poder ajudar!
|
|
|
 Coordenador de Ambientação  Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar 2, Mestre de PBF, Coordenadores Desde: 17/12/2007 Envios: 2.946 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
|
Pessoal nova versão mais detalhada usando o texto dos Ladinos como referência. Baixem comentem e deêm sugestões.
|
|
|
 Marquês  Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar 2 Desde: 19/7/2009 Envios: 209 Cidade: Brasília/DF
|
No aguardo dos comentários!
|
|
|
|
Pessoal, Vi a necessidade de explicar as motivações que originaram o texto que acrescentei aqui ( A6.03___Bardos v2.zip), e assim, talvez promover a discussão a respeito da tarefa que em sua essência trata da Ambientação dos Bardos no mundo de Tagmar. Primeiramente o texto base disponível que peguei para editar "A6.03___Bardos___v1.doc" era um texto simples de duas páginas que dava uma idéia geral da profissão bardo. Assim, me vi na tarefa de detalhar um poucos mais a descrição geral dos bardos e detalhar as confrarias. Além do mais, me propus a fazer tudo isso tendo em vista tornar mais geral e original que os estereótipos encontrados em outros RPGs. Daí comecei a expandir a descrição para bardos. Deveria ter uma boa descrição geral, já que até o estágio 5 o bardo não pertence a nenhuma confraria, mas ao mesmo tempo tinha que levar em consideração que uma hora o bardo tem que escolher uma das confrarias. Estas últimas, pessoalmente achei que mereciam mais atenção porque repetiam as fórmulas de outros RPGs. Os artistas se pareciam com os Toreadores, os Arautos com os Ventrues. Não que não pudessem se paracer, mas acreditava que poderiam ter mais opções e enriquecer a profissão. E, neste momento estava mantendo a formatação do texto original e adicionando as confrarias. Em seguida, no tópico "Ladinos" o coordenador disse que o texto deste tópico deveria ser tomado como referência. Entendi que a formatação deveria se parecer( inclusive consta uma pergunta minha lá). Ou seja: para cada confraria deveria se ter dicas de interpretação, relação com a religião, mestre da profissão e etc... Assim, me vi no desafio redigir os Mestres da Profissão. Então me deparei com as perguntas: Onde na Ambientação se falam de Bardos? Já existem mestres? Procurei pelos nomes que constavam no texto que baixei da profissão e não encontrei. Ai surgia uma outra dúvida: Até que ponto posso interferir nos personagens que estão na ambientação? Lá não está explicitado os grandes Bardos. Existiam alguns personagens que poderia torná-los Bardos (como alguns conselheiros da corte e o Escriba Eurid). Mas de novo, isso é mexer diretamente na ambientação. Como podem ver nos Mestres da Profissão que fiz, detalhei bastante os personagens (Bem... acho que estou devendo aos eruditos...) e definir o que Eurid gosta e não gosta talvez seja demais. Além disso, acredito que os Mestres da Profissão também poderiam ser exemplos para os PJs e MJs das variações que uma personagem daquela profissão pode ter. Assim, também imaginei que era bom fazer personagens novos que apresentavam novas formas de montar um Bardo. Desta forma acreditei que solucionava duas questões: Não interferiria nos personagens da Ambientação principal, e assim poderia ficar livre para detalhar melhor os personagens sem prejudicá-la. Criaria personagens que estão faltando (não há Artista de expressão na Ambientação Original), e construiria exemplos de personagens para que o PJ e MJ possa se basear, alguns distanciando estereótipos e outros se aproximando. Me dei a liberdade de criar personagens femininas também. Outra impressão que tive é que a ambientação de Tagmar2 carece de presença feminina ativa, de heroínas, e não de sedutoras manipuladoras, donzelas em apuros ou rainhas bonitas de dar dó protegidas pelos bravos guerreiros. Também criei umas poucas associações de artistas: uma trupes e um circos, como exemplo. (poderiam haver mais!)Ou mesmo da Biblioteca de Saravossa. Lembrando que esta cidade não foi escolhida ao acaso. Já que na sua descrição está "Sua importância se deve ao fato de sediar a maioria dos centros de estudo (...)" (No entanto, não cita os Eruditos...) Outra tarefa hérculea foram as dicas de interpretação. Como fazer com que não se reproduzam os estereótipos? Tal como do Artista que só pensa na perfeição da arte, no Arauto que faz manipulação na corte, ou do erudito estudando em sua sala? Pensei então nas Tendências dos Bardos, que junto com os Mestres da Profissão dariam a idéia da variedade de possibilidades que um Bardo pode ser. No fim saíram os mestres da profissão como personagens sob o pano de fundo da ambientação oficial. E também ampliou-se o espectro de atuação que um bardo pode fazer, tornando o Bardo de Tagmar2 uma profissão extremamente original entre os sistemas que conheço de RPG. Pessoal, Ainda não está acabado. Espero as críticas para eliminar/reescrever personagens e criar outros. Dicas de novos grupos de bardos. Talvez acrescentar os personagens da Ambientação oficial. Ou mesmo criar mais tendências ou reescrever outras. Pessoalmente ainda acho que os Eruditos precisam de mais detalhes... Vamos discutir!!!
|
|
|
 Coordenador de Ambientação  Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar 2, Mestre de PBF, Coordenadores Desde: 17/12/2007 Envios: 2.946 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
|
Carissimo, a tarefa de bardos e rastreadores realmente são as mias dificeis porque não há referencia em parte alguma que possibilite a expansão desses. Por isso reconhecemos que foi grande sua dificuldade.
|
|
|
|
Valeu Marcelo, Sei que meu trabalho foi muito menos do que tudo o que vocês criaram. Gostava da proposta de Tagmar e gostei mais da proposta de Tagmar 2. Estou querendo ajudar da melhor maneira possível. Fiz o texto acima (e dei uma reeditada) para que o pessoal, que queira ajudar mas talvez não saiba o que opinar, verem quais as dificuldades que tive e acrescentar novas coisas. No aguardo. Câmbio.o
|
|
|
 Visconde  Grupos: Registrado
|
Eu acho q dá p/ aproveitar alguma coisa daí pro bardo: Mesmerist (GURPS Supers, p. 48) Mesmerist 500 points Your domain is the human mind. You can influence or even control other people’s mental processes. You have enough combat skill to survive an actual fight, but your normal approach is to prevent them from starting. You may have other useful mental abilities as well. The power source for this template is often Psionic, but Magic is also appropriate. Attributes: ST 10 [0]; DX 11 [20]; IQ 16 [120]; HT 11 [10]. Secondary Characteristics: Dmg 1d-2/1d; BL 20 lbs.; HP 10 [0]; Will 16 [0]; Per 16 [0]; FP 11 [0]; Basic Speed 5.50 [0]; Basic Move 5 [0]. Advantages: A total of 10 points from Acute Detection [2/level], Animal Empathy [5], Fit [5], Reawakened [10], Sensitive [5], Single-Minded [5], Special Rapport [5], or Voice [10]. Powers: Select one of the following powers, and then spend a total of 330 points on its Talent and abilities: Illusions (Psionic; Talent 2 [10]) • Chaos: Obscure 10 (Hearing; Area Effect, 4 yards, +50%; Defensive, +50%; Extended Duration, 3¥, +20%; Glamour, IQ-2, -20%; Psionic, -10%; Link, +10%; Ranged, +50%) [50] + Obscure 10 (Vision; Area Effect, 4 yards, +50%; Defensive, +50%; Extended Duration, 3¥, +20%; Glamour, IQ-2, -20%; Psionic, -10%; Link, +10%; Ranged, +50%) [50] (Sensory Power Parry: 12). • Cloak: Invisibility to Electromagnetic Vision (Can Carry Objects, Medium Encumbrance,+50%; Glamour, Will-4, -10%; Psionic, -10%; Switchable, +10%) [56] + Silence 6 (Glamour, vs. Will-4, -10%; Psionic, -10%) [24] (Sensory Power Dodge: 9). • False Form: Morph (Can Carry Objects, Light Encumbrance, +20%; Cosmetic, -50%; Glamour, Will-3, -15%; Psionic, -10%; Reduced Time 2, +40%; Unlimited, +50%) [135]. • Hallucination: Affliction 4 (Based on IQ, +20%; Psionic, -10%; Incapacitation: Hallucinating, +50%; Malediction 1, +100%; Takes Recharge, 5 seconds, -10%) [100]. • Masquerade: Elastic Skin (Can Carry Objects, No Encumbrance, +10%; Glamour, vs. Will-2, -20%; Psionic, -10%; Reduced Time 2, +40%) [24] + Mimicry (Glamour, Will- 2, -20%; Psionic, -10%; Reduced Time 2, +40%) [11]. • Phantasms: Illusion (Area Effect, Radius 64 yards, +250%; Extended, Taste/Smell, +20%; Mental, +100%; Psionic, -10%) [115]. Telepathy (Psionic; Talent 2 [10]) • Borrowing: Wild Talent 5 (Environmental: Inhabited Areas, -10%; Focused, Mental, -20%; Requires IQ Roll, -10%; Psionic, -10%) [50]. • Deep Reading: Mind Probe (Invasive, +75%; Memory Bank, Limited by IQ, +100%; Requires Will Roll, -5%; Short- Range, -1/yard, -10%; Psionic, -10%) [50]. • Immobilization: Affliction 1 (Area Effect, Radius 8 yards, +150%; Based on Will, +20%; Incapacitation: Paralysis, +150%; Malediction, -1/yard, +100%; Requires Ready, -10%; Psionic, -10%) [50]. • Mastery of the Will: Mind Control (Detect-Based, Reversed, -20%; Extended Duration, 3¥, +20%; No Memory, +10%; Psionic, -10%) [50]. • Mental Defense: Mind Shield 5 (Psionic, -10%) [18] (Power Block: 12). • Mindscan: Detect Minds (Long-Range, Long-Distance modifiers, +50%; Precise, +100%; Reflexive, +40%; Psionic, -10%) [84] + Mind Reading (Detect-Based, Reversed, -20%; Multiple Contacts, +50%; Psionic, -10%; Universal, +50%) [51]. • Mindspeech: Telesend (Broadcast, +50%; Psionic, -10%; Universal, +50%) [57] + Alternate Ability: Telesend (Long- Range, No Distance Modifiers, +50%; Psionic, -10%; Universal, +50%) [12]. • Phantasms: Illusion (Mental, +100%; Psionic, -10%) [58]. Disadvantages: A total of -30 points from Charitable [-15*], Chummy [-5] or Gregarious [-10], Duty [varies], Loner [-5*], Neurological Disorder [Varies], Pacifism [Varies], Supersensitive [-15], or Xenophilia [-10*]. Wildcard Skills: Fake! or Psychology! (VH) IQ [24]-16. Ordinary Skills: Any three of Autohypnosis (H) Will-1 [2]-15, Diplomacy (H) IQ-1 [2]-15, Expert Skill (Psionics) (H) IQ-1 [2]-15, Judo (H) DX-1 [2]-10, Observation (A) Per [2]-16, Savoir-Faire (E) IQ+1 [2]-17, Sex Appeal (A) HT [2]-11, and Shadowing (A) IQ [2]-16. * Multiplied for self-control number; see p. B120. Notes: Mind control powers are optional choices for telepaths because the combination of telepathy with Hypnotism skill (included in Psychology!) already grants an impressive measure of domination over others. All of the abilities available for this template are suitable for inconspicuous actions. A lower-powered mesmerist should emphasize discretion even more strongly. Higher-powered characters of this type can dominate not single foes, but small armies; look at giving their abilities increased range (or unlimited range, for telepaths) or increased area. Much higher IQ (and therefore Will) also pay off for a truly gifted mesmerist. Playing the Role: Your impressive feats don’t involve fighting people, but making it unnecessary to fight them. You may be able to capture the attention of a crowd, or seize control of HEROES 48 a single person’s mind. Many mesmerists can also learn hidden truths that people would prefer to keep concealed; let others know, or fear, that you know their secrets. Some mesmerists have the ability to prevent other people from noticing them, allowing them to walk unseen through a crowd or past an armed guard. In addition, call attention to your superior intellect, will, and insight into the human psyche.
|
|
|
|
|
|
|
|
Olá BetaTesterZERO! Conheço bem os bardos de D&D (minha classe preferida) mas de GURPs nem tanto assim. Obrigado pela dica. E sobre o texto disposto para download no primeiro post? Alguma opinião?
|
|
|
|
Esse livro do link q eu postei é o "Complete Bard" tem bardo pra todos os gostos: cigano, porradeiro, estrategista, traficante de informação, etc, etc, etc. Qt ao livro ele é muito bom! Os textos são claros e tem um um certo tom descontraído próprio dos bardos
|
|
|
 Coordenador de Criaturas  Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar 2, Coordenadores Desde: 14/7/2008 Envios: 1.154 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
|
Prezados,Devemos esquecer as raças e profissões de outros RPGs. Concentremos na criação dos nossos próprios Bardos. Esta é a nossa característica - a criatividade. Mas vendo o CTRL+C / CTRL+V do colega Beta, peço muito cuidado: TIRAR IDÉIAS SIM; COPIAR JAMAIS. Sds. pré-históricas,Daquele que possui 10.000 kg de ferocidade; Do maior carnívoro da face da Terra; Do maior predador que Tagmar já conheceu; Daquele que possui o mais feroz ataque da história do Plano Material.
Tirano Lagarto Rei;
GRRAAAAAAAAAAUNCH!!! TIRANOSSAURO REX
|
|
|
 Conde   Grupos: Registrado, Ilustradores, Parceiros, Heróis do Tagmar 2 Desde: 11/6/2007 Envios: 152 Cidade: Maracanaú/CE
|
Em primeiro lugar MEUS PARABÉNS pelo trabalho João. Está muito bom mesmo, o texto é ótimo e fácil de ler, foi bem pesquisado e possui muita informação realmente útil e inédita.
Minhas considerações:1 – Inserir a nota de rodapé sobre os bufões no próprio texto (pra facilitar a vida do diagramador e manter o padrão dos livros Tagmar – que não possuem notas de rodapé) 2 – Retirar esse parágrafo: “ Os primeiros têm sua magia como resultado de sua submissão a uma vontade superior. Por vários motivos tais como, livre arbítrio, ligações com vida e o conhecimento mundano, os Bardos não acreditam que a opção dos Sacerdotes seja uma boa maneira de acessar o mundo místico. Os Magos usam a magia de uma forma direta e forçada. Aos olhos dos Bardos, além correr riscos desnecessários este tipo de magia é uma violência contra o que chamam a harmonia mística, interrompendo-a ou corrompendo-a. Os Rastreadores obtêm acesso às energias místicas devido ao seu contato com a natureza na sua forma bruta. Apesar de ser uma forma sutil de magia, o afastamento da civilização e da arte já tornaria a profissão que o Bardo escolheu sem sentido.” Ele acrescenta uma opinião desnecessária ao foco do texto. Fora isso cada uma das Profissões acredita ter acesso ao místico da forma mais eficiente, e além do que de acordo com o cenário, a energia manipulada por cada uma das profissões é totalmente diversa uma das outras e sem relação aparente. 3 – Essa parte do texto: “ A muitas eras os Bardos entenderam que existe um vínculo sutil (...) a sua arte é o método como interfere nos espíritos e ao mesmo tempo no plano mágico, fazendo que as duas interações respondam segundo a forma que o Bardo deseja dar sem interromper ou corromper a harmonia mística.” Achei simplesmente massa!!! Uma ideia muito bem bolada e escrita. 4 – outro texto maravilhoso: “ Os Bardos acreditam que, mais que o talento, para a Arte é preciso ter vocação. Mestre Gallad disse “talento corresponde a um sobre cem do espírito de um Artista, o resto é esforço e vontade de aprender.” Aurimor, Arauto do Rei Darniar, confirma: “Conheci jovens talentosos que duvidavam de sua vocação e homens maduros cujo esforço construiu uma nação.” Mestre Relpek aponta, “Para ser um grande Erudito é preciso de coragem, esforço, paciência e muita leitura. Talento? Creio que é uma antiga moeda de uma civilização perdida.” CARACA VÉIO!!! De onde vc tirou essas coisas?! Já sou seu fã maninho. 5 – Na parte dos Artistas; remover a menção ao mestre Beethoven (ele não é do cenário – rsrs) 6 – A oração: “ (...) a diferença entre eles é nítida, embora não explicável.” Deve ser removida ou alterada, visto que na sentença seguinte o autor vai explicar a diferença, que ele acabara de dizer ser “inexplicável”. Vide: “ Enquanto outras pessoas, como os outros bardos, conseguem simplesmente entreter as pessoas, dando-lhes diversão, os artistas conseguem ir além, envolvendo os sentimentos e marcando a vida das pessoas”. 7 – Em relação aos circos diz-se: “ Normalmente o Artista toma o papel de apresentador.” Não concordo. O Artista não seria o “astro” nesse caso: Malabaristas, Palhaços, Cantores, Instrumentistas, etc. A função de Apresentador caberia, no meu entender, ao Arauto. 8 – É dito: “ Não existem organizações secretas de Artistas.” Mas poderíamos criar as Escolas de Arte (o nome não é uma sugestão) grupos reunidos pelo mesmo pensamento artístico/filosófico de acordo com suas Tendências Artísticas. 9 – Tiraria as figuras... 10 – No tópico Aventuras no final acrescentar: “ Além do mais, descontando o Ladino, um Bardo é o personagem mais habilitado a ganhar rápido aqueles trocados que o grupo precisa pra pagar o quarto ou o jantar na taverna...” Fico por aqui, por falta de tempo, comentei apenas a parte dos Artistas, depois vou ler e comentar os demais. Ah! Não li o tópico Mestres da Profissão. Abraços,Mais uma vez digo: até onde li é um texto excelente! Imiril Pégrande - Cartógrafo Oficial (Virão só minha medalha?! ahsuhaushua)Blessed be Jehovah my rock, Who teacheth my hands to war, [And] my fingers to fight. Salmos 144:1 Blog novo! --> imiril.wordpress.com/Resenhas, matérias, adaptações, aventuras e muito mais! Acesse: Vila do RPG/ Equipamento Bram: Estojo de Ladino, 20m de corda, bolsa com jóias falsas e mochila.
|
|
|
 Conde   Grupos: Registrado, Ilustradores, Parceiros, Heróis do Tagmar 2 Desde: 11/6/2007 Envios: 152 Cidade: Maracanaú/CE
|
Continuando... está confirmado: esse Joao é um grande cara! O Texto dos Arautos é incrível. Gostei de verdade. Lembro que eu olhava pra essa Especialização e pensava: negócio mais sem graça, quem jogaria com um Mané desses?! Depois de ler esse texto lembrei-me de um dos meus personagens favoritos: o diplomata Acha da série de livros do Christian Jacq: Ramsés. Só agora, por causa do texto, é que me liguei que Acha era um Arauto! Fabuloso! Garanto que meu próximo PJ em Tagmar será um Arauto. Minhas considerações: 1 – Tirar a palavra Pólis e sua respectiva nota de rodapé, substituindo por “cidade” mesmo. Pólis é mais bonito e esteticamente fica muito bem... mas vamos simplificar a gramática pra facilitar a leitura ;) 2 – Esse texto: “Na condição de representantes, os Arautos são leais aos seus representados. No caso de traição, este cai em desgraça e perde seu estigma de Arauto. Desta forma, é expulso da confraria e, portanto, dificilmente conseguirá encontrar outra pessoa a quem representar, ou com quem aprender.” Insere uma regra nova: o Arauto perde seus poderes se trair seu senhor. E isso é uma baita desvantagem (apesar de totalmente plausível e bacana), tal detalhe deve ser tirado para não “desbalancear” as Profissões. 3 – Mais uma vez deixarei para ler mais tarde o texto dos Mestres da Profissão... 4 – No ponto Utopista existe uma frase: “Estado (Exemplo: Mudar de um Rei absolutista para um Rei dividindo o poder com um conselho, ou mudar de império para república – como em Roma).” Retirar a referência a Roma... rsrs, o mesmo ocorre no ponto seguinte: Distopista. 5 – Dica: Não poderiam ser incluídos nos Arautos os “Socialistas” que acreditam no governo do povo e para o povo? Ou um chamado, sei lá... Anarquista que defende que não deve existir qualquer forma de lei ou governo. Bom, isso encerra o que vi sobre os Arautos. Amanhã vejo algo sobre os Eruditos Abraços Imiril Pégrande - Cartógrafo Oficial (Virão só minha medalha?! ahsuhaushua)Blessed be Jehovah my rock, Who teacheth my hands to war, [And] my fingers to fight. Salmos 144:1 Blog novo! --> imiril.wordpress.com/Resenhas, matérias, adaptações, aventuras e muito mais! Acesse: Vila do RPG/ Equipamento Bram: Estojo de Ladino, 20m de corda, bolsa com jóias falsas e mochila.
|
|
|
|
Alan! Primeiro, muito obrigado pela força. Fiquei contente quando li que você está cogitando jogar com um Arauto. O objetivo principal do texto é quebrar com estígmas e padrões. Parece que isso está indo bem  . Segundo, sei que é diferente, mas foi o texto dos ladinos que me inspirou! Agradeço! Vou adotar as modificações sugeridas! As unicas observações que tenho são: 1- O Parágrafo dava mais uma visão de como os Bardos enxergam os outros místicos. Mas vou retirar este parágrafo. Tanto Bethoven como roma foram colocados para orientar melhor. Para criar uma referência para quem não conhece muito o mundo de Tagmar. Mas não é nada decisivo. Se ainda achar que as referências são desnecessárias ou redundantes (confesso que me repito muitas vezes) eu retiro. 2-Tanto os Socialistas ou anarquistas eu os colocaria dentro do grande grupo dos utopistas sem citar. Eu queria me abster de usar terminologia e classificações das ciêncais socias correntes pois é um assunto delicado e queria evitar uma tensão desnecessária. Por isso, imaginei esta maneira de classificar. Imagino que da maneira como está classificado pode-se assumir, sem perconceito, uma postura política em Tagmar. 5- Sobre as "Escolas de Arte". Achei uma idéia bastante interessante, vou refletir a respeito. Algo como um "Encontro dos Trovadores" organizado pela Sociedade Trovadora de Plana? 3 - Ok, com a questão da traição. Perde os poderes e farei um texto mais adequado. Também retirarei as figuras (mas eu gostei muuuito de fazer a bandeira com a caveira da raposa :-" ... me basei em uma foto  ...) 4- Os mestres da Profissão. Sei que não pertencem à ambientação original de Tagmar, mas eu os criei para, justamente, ter alguns exemplos mais vivos e sem estereótipos de um bardo. Critique com carinho (inclusive os versos que fiz :-" ). Se quiser retirá-los ou mudar. Sou todo ouvidos. Sobre os esteriótipos, tive a pouco um jogador que queria jogar com bardo, mas se via incapaz por não ter conhecimentos musicais. Quando soube do erudito e do Arauto ele se empolgou muito e jogou com gosto. O objetivo dele era ser um erudito... É isso Abraços!!!
|
|
|
 Duque   Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar 2 Desde: 7/4/2010 Envios: 583 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
|
salve salve João!! q bom q tenha voltado ao projeto!! Dê um pulinho na criação de magias perdidas e ancestrais.. precisamos de seus comentários por lá...
bom ve-lô por aqui novamente... forte abço
|
|
|
 Marquês   Grupos: Heróis do Tagmar 2, Registrado Desde: 6/11/2006 Envios: 269 Cidade: Porto Alegre/ RS
|
Mega trabalho. Ficou muito bom. Meus Parabens ao Autor. João, ficou muito bom.
|
|
|
|
|
|
|
 Visconde  Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar 2 Desde: 27/12/2004 Envios: 65 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
|
Olha o texto tá muito bom! As idéias propostas são excelentes e se encaixam perfeitamente no que eu entendo como diretrizes do projeto. Nota 10. "Sinta a grama de Plana, Ouça o sussurro das Florestas de Dantsem, Banhe-se no Rio Aurim e Beba com os Piratas em Porto Livre. Ponha os pés em Tágmar."
<< TENHA MAIS DIVERSÃO A CADA JOGO! >>
Eduardo Baldur Wagner
|
|
|
 Conde  Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar 2 Desde: 6/10/2011 Envios: 137 Cidade: Goiânia/GO
|
Gostei do texto, mas, como ele é extenso eu posso ter esquecido, mas é retratado a difusão de tipos de arte?Regiões onde há mais escritores, onde instrumentos de corda são mais valorizados, onde se gosta de ouvir lira ou flauta. Aparece isso? Acho que seria bom para aumentar ou diminuir a influencia, carisma e sociabilidade de um bardo em determinados locais do Mundo. Marroar: 20mt de corda, gládio, escudo pequeno, manto com capuz. 8mp, 25mc. Língua: élfico e malês.
|
|
|
 Coordenador de Jogos Online Grupos: Coordenadores, Heróis do Tagmar 2, Registrado Desde: 10/10/2011 Envios: 1.502 Cidade: Curitiba/PR
|
Acho que não existe esta predominância de uma região as pessoas gostarem mais de um instrumento,não de forma significativa. Isto é uma escolha mais pessoal,além do fato de que se alguem realmente gosta de musica(maioria das pessoas) não vai julgar pelo instrumento e mais pelo estilo. Mais os estilos de musicas no mundo conhecido já seria outra tarefa no momento dispensável em relação a outras. "Quanto se sonha as vezes se lembra,quanto se desperta sempre se esquece!"
Sandman
"A paz, em assuntos internacionais, é um período de trapaça entre dois períodos de guerra."
Ambrose Bierce
Ficar discutindo regras e mais regras e mais regras... alguém tem uma arma para eu me matar?
Eu mesmo!!!
“Que seu temor em me ajudar nesse momento seja para sempre marcado em vocês e seus filhos. Seu novo meio de vida será o de se camuflar nas sombras. A marca de sua covardia será vista em sua pele e seus olhos recearão a luz.”
Seret Analiom
Corra ... Cheiro ... Disfarce!
Leia o resto do texto... Modos de Escrita Adicional(PBF) -Falando em Tom Normal -Falando em Tom Baixo -GRITANDO
Elfico Malês
"Pensamento"
[b]Atributos - DerinIntelecto 1 - Pensativo Aura 2 - Ligação Natural Carisma 0 - Chato Força 1 - Enérgico Físico 1 - Saudável Agilidade 2 - Veloz e Ligeiro Percepção 3 - Atento e Sagaz
|
|
|
|
Guest
|
Ir para o Fórum