|
|
 Coordenador de Regras  Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar 2, Coordenadores Desde: 17/1/2008 Envios: 344 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
|
Esta discussão foi criada para discutir a Tarefa: Adaptação do Cenário - Línguas e CulturasBaixem o documento em anexo a este post. Critiquem, dêem sugestões. OBS: o material gerado está em avaliação (não foi aprovado), logo peço a todos que façam apenas sugestões e críticas que conduzam a uma melhoria do texto proposto.
|
|
|
 Coordenador de Jogos Online Grupos: Coordenadores, Heróis do Tagmar 2, Registrado Desde: 10/10/2011 Envios: 1.502 Cidade: Curitiba/PR
|
Citação:Citação:Khurng: Dialeto utilizado por todas as comunidades de orcos de Tagmar. Khurngctambém tem umacrepresentação gráfica, ou seja, uma escrita. precisa separar e tirar o "c" Citação:A multiculturalidade de Tagmar é um fato notório, diversas raças e locais detêem não seria detêm? Falta o ´ em alguns "também" Citação:O Mestre e os jogadores podem entrar num concenso consenso Citação:O Módulo Basico (Campanhas) Básico E uma duvida: -Como a ambientação é dividida das regras em grande parte é necessário este material para que motivo? "Quanto se sonha as vezes se lembra,quanto se desperta sempre se esquece!"
Sandman
"A paz, em assuntos internacionais, é um período de trapaça entre dois períodos de guerra."
Ambrose Bierce
Ficar discutindo regras e mais regras e mais regras... alguém tem uma arma para eu me matar?
Eu mesmo!!!
“Que seu temor em me ajudar nesse momento seja para sempre marcado em vocês e seus filhos. Seu novo meio de vida será o de se camuflar nas sombras. A marca de sua covardia será vista em sua pele e seus olhos recearão a luz.”
Seret Analiom
Corra ... Cheiro ... Disfarce!
Leia o resto do texto... Modos de Escrita Adicional(PBF) -Falando em Tom Normal -Falando em Tom Baixo -GRITANDO
Elfico Malês
"Pensamento"
[b]Atributos - DerinIntelecto 1 - Pensativo Aura 2 - Ligação Natural Carisma 0 - Chato Força 1 - Enérgico Físico 1 - Saudável Agilidade 2 - Veloz e Ligeiro Percepção 3 - Atento e Sagaz
|
|
|
 Coordenador de Regras  Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar 2, Coordenadores Desde: 17/1/2008 Envios: 344 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
|
Obrigado, meu corretor ortográfico do word está com problemas, esses recursos deixam a gente mal acostumado... Citação:-Como a ambientação é dividida das regras em grande parte é necessário este material para que motivo? Não sei se entendi a pergunta, mas no caso, peguei algumas partes de ambientação do "Introdução à Ambientação" e resumi deixando algumas informações mais importantes (apenas na parte das línguas), para apoio do mestre e jogadores. Para maiores detalhes teriam que ler os livros da ambientação. Esse material, adapta para GURPS essa parte da ambientação de Tagmar, dando alguns detalhes e dicas de como fazer nesse cenário. Respondi? PS: Adicionei nova versão.
|
|
|
 Coordenador de Jogos Online Grupos: Coordenadores, Heróis do Tagmar 2, Registrado Desde: 10/10/2011 Envios: 1.502 Cidade: Curitiba/PR
|
respondeu sim,o Chrome tem um corretor também,só jogar partes do texto num tópico e ir olhando.Vou dar mais olhada e caçar mais alguns erros  "Quanto se sonha as vezes se lembra,quanto se desperta sempre se esquece!"
Sandman
"A paz, em assuntos internacionais, é um período de trapaça entre dois períodos de guerra."
Ambrose Bierce
Ficar discutindo regras e mais regras e mais regras... alguém tem uma arma para eu me matar?
Eu mesmo!!!
“Que seu temor em me ajudar nesse momento seja para sempre marcado em vocês e seus filhos. Seu novo meio de vida será o de se camuflar nas sombras. A marca de sua covardia será vista em sua pele e seus olhos recearão a luz.”
Seret Analiom
Leia o resto do texto... Modos de Escrita Adicional(PBF) -Falando em Tom Normal -Falando em Tom Baixo -GRITANDO
Elfico Malês
"Pensamento"
[b]Atributos - DerinIntelecto 1 - Pensativo Aura 2 - Ligação Natural Carisma 0 - Chato Força 1 - Enérgico Físico 1 - Saudável Agilidade 2 - Veloz e Ligeiro Percepção 3 - Atento e Sagaz
|
|
|
|
Citação:Quase tão numerosas quanto suas regiões, são as línguas, dialetos e variações faladas em Tagmar. Mudar para: Citação:Quase tão numerosas quantas suas regiões, são as línguas, dialetos e variações faladas em Tagmar. ??? Citação:Este continente vasto, inclui arquipélagos pouco conhecidos A virgula é necessária? Citação:ou conversas importantes que não se podeentender, será de grande valia para a atmosfera de uma aventura. Citação:dependendo da história do personagem e/ou concentimento do Mestre outra língua pode (ou até deve) ser escolhida. consentimento Citação:E pode inclusíve usar para comprar a outra língua mais barato inclusive(os dois corretores apontaram que é sem virgula) Citação:ou alguns dos dialetos do Malês como lígua Nativa inicial falta o n Citação:A Voz da Pedra: A lingua dos anões língua? Acho que é por ai e mais alguns erros de pontuação que não posso garantir que o Word tenha acertado. "Quanto se sonha as vezes se lembra,quanto se desperta sempre se esquece!"
Sandman
Ambrose Bierce
Eu mesmo!!!
Seret Analiom
Elfico Malês
"Pensamento"
|
|
|
|
Nossa, quantos erros, estava com sono mesmo, mesmo com o corretor com problemas. Obrigado, Ares, estou reinstalando aqui o programa, esses específicos de concordância vou conferir na nova gramatica, as vezes o word dá umas bolas foras nessa parte. Abraços, em breve uma nova versão.
|
|
|
 Duque  Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar 2, Mestre de PBF Desde: 31/3/2009 Envios: 585 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
|
Dei uma rápida olhada no texto e me desculpem ser chato, mas assim como o Ares havia dito, não tem pq ficar escrevendo textos como esses. Se a pessoa quer jogar no ambiente de Tagmar, ele terá que ler sim a ambientação de Tagmar para conhece-la e lá conhecerá sobre as línguas. Por acaso também não é assim no mundo do GURPS Fantasia? Não temos que ficar fazendo resumo de textos para usuários de GURPS. Eles aprenderão sobre a ambientação assim como um novo jogador de Tagmar. Vamos nos ater a textos que falem das regras, se não daqui a pouco estaremos reescrevendo todos os livros do Tagmar. RPG - estilo de VidaCastelo - Card Game Conheça mais sobre este novo card game e ajude no seu desenvolvimento: visite o blog
|
|
|
 Coordenador Geral  Grupos: Administradores, Registrado, Coordenadores, Heróis do Tagmar 2 Desde: 9/9/2004 Envios: 1.452 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
|
Pessoal,
concordo com o marcelo textira. Este texto é essencialmente ambientação, e não tem tanada a ver com as regras do GURPS.
Devemos lembrar que o Tagmar GURPs é uma adaptação apenas de regras...
|
|
|
|
Hum... Na verdade não é uma pura transcrição da ambientação, havia feito um resumo básico na parte das línguas apenas, para facilitar o Mestre. Mas os nobres amigos tem razão, os únicos textos de ambientação que podem ser importados devem ser os do Manual de Regras, isso ainda porque não foram desvinculados das regras em nenhum outro livro de ambientação aprovado. Vou eliminar isso e alterar de forma a não gerar maiores protestos. Mudarei a parte das culturas apenas para correções por enquanto e a parte de línguas vou retirar os textos resumidos/transcritos da introdução à ambientação. Abraços.
|
|
|
|
Alterado, tendo sido retiradas as partes referentes ao texto da Introdução à Ambientação. Depois farei uma revisão ortográfica mais aprofundada. Abraços.
|
|
|
|
Existe mais alguma consideração a respeito dessa tarefa ou posso colocá-la em votação junto com a dos Pequeninos?
|
|
|
 Duque  Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar 2, Mestre de PBF Desde: 31/3/2009 Envios: 585 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
|
No segundo parágrafo que fala sobre o Malês, está escrito: "Os três principais dialetos (devem ser comprados separadamente, tendo em vista diversas variações provocadas pela influência de outros povos e culturas.), são eles: " Se eu não me engano, se o malês e a língua da raça são nativas, o personagem não precisa comprar. Ele teria que comprar apenas da terceira língua caso esse a possua. Acho que cabe uma correção neste parágrafo. Quanto ao resto do texto acho que ficou muito bom. RPG - estilo de VidaCastelo - Card Game Conheça mais sobre este novo card game e ajude no seu desenvolvimento: visite o blog
|
|
|
|
Na verdade, os dialetos a que se refere o texto são os três tipos regionais de Malês (Setentrional, Central e Meridional), que sofreram influência dos povos das regiões diferentes do mundo conhecido. No caso eles seriam comprados separadamente, mas funcionariam como idiomas semelhantes. Tipo Português e Espanhol. Um consegue entender o outro, mas não é o mesmo idioma. Agora, com relação a língua nativa, o personagem só ganha uma de graça. Geralmente a da raça, mas pode escolher uma versão do Malês ou outra língua dependendo da história do personagem (por exemplo, um humano que fosse criado entre os anões poderia ter possivelmente a Voz da Pedra como língua nativa). Mas lembrando, é apenas uma gratuita, qualquer outra tem seu custo em pontos normalmente. De qualquer forma, pode estar havendo uma confusão dependendo de como estiver escrito. Vou reler os textos e tentar melhorá-los para uma melhor compreensão. Vlw pelos comentários, pode sugerir essa alteração também, mas de qualquer forma vou pensar em algo.
|
|
|
|
Penso que o Males não é igual a port. e espanhol, pois nós entendemos bem, mas eles têm dificuldade de nos entender. Para mim é mais como alguém com sotaque nordestino e outro com sotaque sulista por exemplo. Você falou também sobre só uma língua ser gratuita, mas no Tagmar todas as raças não começam o jogo falando a lïngua da sua raça e o Malês? RPG - estilo de VidaCastelo - Card Game Conheça mais sobre este novo card game e ajude no seu desenvolvimento: visite o blog
|
|
|
 Marquês  Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar 2 Desde: 12/6/2007 Envios: 357 Cidade: Porto Alegre/RS
|
Pelo que entendo o Malês é um só e as diferenças entre o setentrional, meridional e central são só de sotaques, como o Marcelo Teixeira falou. Talvez até um pouco mais acentuado, como o português de Portugal e o do Brasil, mas nada que impeça a comunicação completa. Acho que, no máximo, a versão oposta (setentrional/meridional/central) poderia ser representada como um idioma que não se tem domínio nativo. Ainda assim acho exagerado, uma vez que ele pensa em Malês e seria capaz de simular o sotaque, bastando já tê-lo ouvido. Com sugestão, apenas ter familiaridade cultural com a região necessária já poderia ser suficiente para "imitar" um sotaque diferente. (Não me lembro o que sai mais barato em pontos) O que acha de sacerdotes e guerreiros? Quer contribuir com a visão dessas profissões no cenário? Então baixe o texto dos guerreiros, leia e comente no tópico ou visite a página dos sacerdotes e contribua! Ajude a aprimorar essas tão ricas profissões.
|
|
|
 Baronete  Grupos: Registrado
|
Me desculpe a demora para comentar, mas somente agora tive tempo de ler o texto. Na minha opinião ele está desnecessariamente complicado e entra em conflito com as regras no Módulo Básico.
O Malês é uma língua, portanto deveria ser tratada como uma---as diferenças entre as regiões é uma diferença de sotaque. Na situação onde um personagem tenta fingir um sotaque ele tem que passar em um teste de Atuação ou Ventriloquismo (Fala) contra o IQ de quem ele tenta enganar (B24). Simples assim. Para quem tem as perícias Atuação ou Ventriloquismo, um novo sotaque pode ser adquirido como uma familiaridade, ou seja, sem custo em pontos.
Sobre Familiaridade Cultural também acho que seria exagero ter uma para cada região, profissão etc. Talvez Familiaridade Cultural esteja sendo confundida com Savoir-Faire. Familiaridade Cultural é algo bem abrangente, o Módulo Básico até indica ter apenas uma por raça em cenário de fantasia (B23), mas não uma por região. Já Savoir-Faire é exatamente a habilidade de saber se comportar em uma sub-cultura de um povo. Ela é adequada para especializações como profissões (Magos, Piratas etc.) ou para classes sociais (alta sociedade).
Resumindo, acho que Malês deveria ser uma língua, assim como as outras que foram colocadas no texto. Diferenças de sotaque deveriam ser apenas um detalhe de background ou tratadas como indicado na p. 24 do Basic Set quando for necessário fingir um sotaque. Familiaridade Cultural deveria ser uma por raça, e somente com uma boa explicação alguém poderia ter uma Familiaridade Cultural inicial diferente da própria raça. Para todas as outras diferenças tratadas no texto acho que a perícia Savoir-Faire é melhor.
Sobre a diferenciação entre Raças Civilizadas e Raças Selvagens para os custos de Familiaridade Cultural (1 ou 2 pts), acho uma boa ideia.
|
|
|
|
Algo que não ficou claro para mim foi por exemplo um anão, ele sabe falar o malês e a voz da pedra gratuitamente ou tem que comprar uma delas? Na minha opinião deveriam ser gratuitas, mas o que vocês pensam? RPG - estilo de VidaCastelo - Card Game Conheça mais sobre este novo card game e ajude no seu desenvolvimento: visite o blog
|
|
|
|
Acho que somente uma língua deveria ser gratuita.
|
|
|
|
pra mim seguindo a ambientação as duas línguas são gratuitas. "Quanto se sonha as vezes se lembra,quanto se desperta sempre se esquece!"
Sandman
Ambrose Bierce
Eu mesmo!!!
Seret Analiom
Elfico Malês
"Pensamento"
|
|
|
|
Hum... Entendi, no Manual de Regras do Tagmar diz que são duas línguas gratuitas né? Eu já acho que isso tem mais a ver com as regras, até porque fala em custo em pontos de algo, não sou muito a favor disso, porque pelas regras de GURPS é apenas uma.  Como está empatado com relação a isso, alguém mais tem uma opinião a respeito disso? Com relação as 3 versões do Malês, o livro de introdução a ambientação fala que é um pouco mais que um sotaque, pelo que entendi é mais ao estilo que o Fabio falou (port. bras. x port. port.) e isso eu já consideraria línguas diferentes, mas com predefinido de uma pra outra: Outro Malês-1. Porém, vou concordar com vocês, é uma complicação desnecessária e vou considerar na próxima versão do arquivo como uma única coisa, o Malês como uma única língua. Apenas fazendo uma recomendação que se o Mestre quiser considerar como línguas diferentes ou ligeiramente diferentes, vou usar as sugestões de vocês com parte do que já está escrito atualmente para dar dicas de como o Mestre poderia fazer isso.
|
|
|
|
Falgarden escreveu:Hum... Entendi, no Manual de Regras do Tagmar diz que são duas línguas gratuitas né? Eu já acho que isso tem mais a ver com as regras, até porque fala em custo em pontos de algo, não sou muito a favor disso, porque pelas regras de GURPS é apenas uma. Esse é um problema típico de conversão entre sistemas de classe/nível para sistema por pontos. No GURPS, um sistema por pontos, não tem nada de graça. O personagem inicial mesmo não tem nada de graça, ele somente é padronizado para um humano médio: atributos igual a 10, uma língua, uma cultura. O humano é o 0 da escala; se você tentar fazer um chihuahua no GURPS ele vai ter pontos negativos, simples assim. Portanto, para agradar a gregos e troianos sem quebrar o sistema por pontos, sugiro inserir uma língua extra em nível Nativo no modelo racial, pelo custo normal de 6 pontos. Assim, Anões (e quem sabe Elfos) começariam com duas línguas, sem uma delas ser de graça.
|
|
|
 Marquês  Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar 2 Desde: 12/6/2007 Envios: 357 Cidade: Porto Alegre/RS
|
Eu iria dizer algo parecido com o marceloyoti. Só acho que o idioma no modelo não precisa ser materno, mas com sotaque (4 pontos), mais escrita em nível materno no idioma materno por 3 pontos (7 pontos ao todo). Lembrem-se que em Tagmar são poucos os que sabem ler, então isso deve custar pontos também (o humano e o pequenino comum não sabem). Acho que é no manual de regras que diz que esse conhecimento é exclusivamente comum aos elfos, anões, e as profissões mago, sacerdote e bardo (acho que só essas). O que acha de sacerdotes e guerreiros? Quer contribuir com a visão dessas profissões no cenário? Então baixe o texto dos guerreiros, leia e comente no tópico ou visite a página dos sacerdotes e contribua! Ajude a aprimorar essas tão ricas profissões.
|
|
|
|
Para completar o que falei acima sem precisar ficar editando, Anões e elfos sabem ler e escrever apenas na língua materna. Então o males com sotaque no modelo poderia ficar 2 pontos (não sabe escrever/ler em males). E os bardos também não começam sabendo ler/escrever (meio estranho isso para os bardos, mas tá lá.). Isso está no tópico alfabetização do manual de regras (pág. 35). O que acha de sacerdotes e guerreiros? Quer contribuir com a visão dessas profissões no cenário? Então baixe o texto dos guerreiros, leia e comente no tópico ou visite a página dos sacerdotes e contribua! Ajude a aprimorar essas tão ricas profissões.
|
|
|
|
Quando falei, estava pensando apenas na fala, pois como o Fábio mesmo falou, a escrita não é comum e penso que todos deveriam pagar por qualquer escrita. Achei boa a ideia de colocar o Males como custo em pontos da raça, assim atende a questão dos pontos e condiz com a ambientação de Tagmar onde todos falam o Malês. RPG - estilo de VidaCastelo - Card Game Conheça mais sobre este novo card game e ajude no seu desenvolvimento: visite o blog
|
|
|
|
marceloyoiti escreveu:Familiaridade Cultural é algo bem abrangente, o Módulo Básico até indica ter apenas uma por raça em cenário de fantasia (B23), mas não uma por região. A perícia Savoir-Faire se chama assim mesmo na versão traduzida? Não encontrei ela. Eu estava pensando se não seria interessante subdividir Tagmar em algumas culturas diferentes, para permitir a familiaridade cultural. Não tão dividido quanto uma para cada profissão, mas sim uma para cada região abrangente. Não é muito fácil, porque acontece muito de haver fronteiras radicalmente diferentes, enquanto há países distantes com culturas semelhantes. A semelhança entre todos é a religião. Eu pensei nas seguinte divisões: * Molda - Centro, Norte e Noroeste de Tagmar; eles dominaram toda a região e são historicamente diferente dos runas, com quem travaram guerras por vários anos. * Runa - de Noroeste a Leste de Tagmar (mas incluindo cidades estados e excluindo Porto Livre); são uma cultura muito antiga. Runa conquistou grande parte de Tagmar antes da chegada dos Moldas, e até hoje mantém uma identidade nacional que compete com Saravossa e exerce grande influência em seus vizinhos, remanescente da Moldânia. * Sulista ou Nativa - Todo sul de Tagmar, que inclui Verrogar, Dantsem, Levânia, Ludgrim e Eredra. Estes são os reinos mais belicosos de Tagmar. Ludgrim só não se encaixa tanto nesse perfil em decorrência da cultura élfica, mas ainda sim é sulista. * Terra sem leis - Se enquadram aqui Porto Livre, o interior de Abadom e os humanos das Terras Selvagens. Essas culturas são evidentemente diferentes, uma vez que as leis são diferentes (quando existem) nessas regiões. Pessoas destes locais tolerância maior contra atos ilegais - o que é crime na Moldânia pode não ser em Porto Livre, e os locais sabem disso. O que acha de sacerdotes e guerreiros? Quer contribuir com a visão dessas profissões no cenário? Então baixe o texto dos guerreiros, leia e comente no tópico ou visite a página dos sacerdotes e contribua! Ajude a aprimorar essas tão ricas profissões.
|
|
|
|
Guest
|